terça-feira, 28 de setembro de 2010

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RODAPÉS



RODAPÉS ÚMIDOS
Como evitar
É muito comum aparecer umidade nos rodapés. Isso acontece porque a umidade natural do solo sobre pelo alicerce e se infiltra pelas paredes, sem você perceber. Aí começam a aparecer os problemas: manchas e bolhas na pintura, reboco desgrudando, mofo e apodrecimento dos rodapés de madeira e carpetes. Além do prejuízo para o seu bolso, essa umidade faz mal à saúde, causando problemas respiratórios e alérgicos.
A forma mais simples, eficiente e econômica de ter uma casa seca e saudável é impermeabilizar a obra desde o alicerce, usando aditivo hidrófugo na massa de assentamento e de revestimento. Ele age dentro da massa e não superficialmente como uma pintura.
Abaixo mostramos como evitar ou como corrigir os rodapés úmidos.

Preparar a massa impermeável no seguinte traço:

Cobrir o alicerce com uma camada de massa impermeável, com 1,5 cm de espessura e descendo 15 cm pelas laterais.


Esperar secar e pintar com 2 demãos de pintura asfáltica.


Usar massa feita com aditivo hidrófugo, para levantar as paredes até a 3ª fiada, acima do piso acabado. A mesma massa deve ser usada para o revestimento interno e externo até 1 metro de altura.

Como corrigir
Se a impermeabilização do alicerce não foi feita no início da obra, como foi explicado, depois poderão surgir problemas de umidade no rodapé. Nesse caso será preciso recuperar as áreas afetadas, uma tarefa que traz excelentes resultados quando é feita com argamassa polimérica. Veja, passo a passo, como proceder.


Remover 1,5 m de altura do revestimento da parede até chegar na alvenaria e pelo menos 30 cm do piso. Limpar com escova e umedecer, antes de aplicar a argamassa polimérica.


Misturar o conteúdo do componente B (líquido) com o conteúdo do componente A (pó) na própria embalagem. Aplicar a argamassa polimérica em 3 demãos cruzadas, esperando a completa secagem de cada uma, antes de aplicar a seguinte.
Após chapiscar com um adesivo para chapisco, refazer o revestimento, usando massa preparada com aditivo hidrófugo, conforme descrito anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário